quarta-feira, 27 de julho de 2011

Instrumental de Exelencia no Atendimento ao Cliente

 Antes de ter a Exelencia no atendimento ao cliente devemos conhece-lo, analizar suas vontades e prioriza-lo!

Para que os cliente percebam tudo oque a empresa cria de melhoria é preciso tratar com

     Exelência:  
  • Cliente interno;
  • Cliente externo;
  • Consumidores.
               Estratégias de relacionamento com os clientes:
  • Atendimento básico: vendedor vendo o produto ou serviço mas não faz contato com o cliente novamente;
  • Atendimento reativo: O vendedor vende o produto e estimula o cliente a procura-lo em caso de duvidas com relação ao produto;
  • Atendimento pós-venda: O vendedor telefona para o cliente após a venda para checar se o produto está alcançando as expectativas, pede sugenstões e desapontamentos;
  • Atendimento pro-ativo: O vendedor telefona para o cliente as vezes para informa-lo sobre a utilidade do produto que ele adquiriu ou novos produtos.
 O método CHÁ




 Conhecimento (saber)
               Habilidades (saber como fazer)
Atitude (querer fazer)


 No atendimento ao cliente também temos que lidar com alguns tipos de clientes e temos algumas comparações a se fazer:

Ao decorrer do atendimento podemos analizar ser o cliente em questão está:

Encantado (a)


Satisfeito (a)


Zangado (a)


Comparações de situações de atendimento  e fidelização de clientes:

  1. Paquera/ficar: O cliente gostou do produto mas não se decidiu pela compra;
  2. Conquistar/ficar: O cliente "passa" pela loja, compra um produto mas não tem a intenção de voltar;
  3. Conquista/namoro: Compra o produto e demostra muito interesse;
  4. Casamento: Compra sempre na mesma loja;
  5. Separação: O cliente que era fiel deixa de compra em determinada loja.
12 pecados da prestação interna de serviços

  1. Burraco negro;
  2. Legislador por decreto;
  3. Flagrante;
  4. Departamento: não pode;
  5. Burocrático;
  6. Guardião das atribuições;
  7. Ocupador de espaços;
  8. João sem braço: o famoso "Quem Eu?";
  9. Não é comigo;
  10. Centralizador;
  11. Mal educado;
  12. "Cha" comigo.
Existem também algumas intituições que defendem o consumidor, como alguns exemplos temos:
  • Código de Defesa do consumidor (CDC);
  • Procon
  • IDEC
  • Imetro.
 Dentro do instrumental também foi tratada a exelência ao consumidor deficeiênte físico, metal, visual e auditivo, com dicas de atendimento, abordagem e fidelização.

Para analisar tudo oque foi dado teoricamente mo istrumental de exelência no atendimento ao cliente fizemos uma visita ao centro histórico de santos, para analizar com é feito o atendimento ao cliente em alguns locais.
Fomos ao Outeiro de Santa Catarina e a Bolsa do Café.


Nós dentro do Outeiro de Santa Catarina
                                                                     Bolsa do Café








Prédio da Bolsa do Café

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