Para que os cliente percebam tudo oque a empresa cria de melhoria é preciso tratar com
Exelência:
- Cliente interno;
- Cliente externo;
- Consumidores.
- Atendimento básico: vendedor vendo o produto ou serviço mas não faz contato com o cliente novamente;
- Atendimento reativo: O vendedor vende o produto e estimula o cliente a procura-lo em caso de duvidas com relação ao produto;
- Atendimento pós-venda: O vendedor telefona para o cliente após a venda para checar se o produto está alcançando as expectativas, pede sugenstões e desapontamentos;
- Atendimento pro-ativo: O vendedor telefona para o cliente as vezes para informa-lo sobre a utilidade do produto que ele adquiriu ou novos produtos.
O método CHÁ
Conhecimento (saber)
Habilidades (saber como fazer)
Atitude (querer fazer)
No atendimento ao cliente também temos que lidar com alguns tipos de clientes e temos algumas comparações a se fazer:
Ao decorrer do atendimento podemos analizar ser o cliente em questão está:
Encantado (a)
Satisfeito (a)
Zangado (a)
Comparações de situações de atendimento e fidelização de clientes:
- Paquera/ficar: O cliente gostou do produto mas não se decidiu pela compra;
- Conquistar/ficar: O cliente "passa" pela loja, compra um produto mas não tem a intenção de voltar;
- Conquista/namoro: Compra o produto e demostra muito interesse;
- Casamento: Compra sempre na mesma loja;
- Separação: O cliente que era fiel deixa de compra em determinada loja.
12 pecados da prestação interna de serviços
- Burraco negro;
- Legislador por decreto;
- Flagrante;
- Departamento: não pode;
- Burocrático;
- Guardião das atribuições;
- Ocupador de espaços;
- João sem braço: o famoso "Quem Eu?";
- Não é comigo;
- Centralizador;
- Mal educado;
- "Cha" comigo.
Existem também algumas intituições que defendem o consumidor, como alguns exemplos temos:
- Código de Defesa do consumidor (CDC);
- Procon
- IDEC
- Imetro.
Dentro do instrumental também foi tratada a exelência ao consumidor deficeiênte físico, metal, visual e auditivo, com dicas de atendimento, abordagem e fidelização.
Para analisar tudo oque foi dado teoricamente mo istrumental de exelência no atendimento ao cliente fizemos uma visita ao centro histórico de santos, para analizar com é feito o atendimento ao cliente em alguns locais.
Fomos ao Outeiro de Santa Catarina e a Bolsa do Café.
Nós dentro do Outeiro de Santa Catarina
Bolsa do Café
Prédio da Bolsa do Café












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